GUARUJÁ

Praia da Enseada - Guarujá
A verdadeira praia dos paulistas, que encaram trânsito pesado para chegar aqui. Compete com Praia Grande ao sul, e Ubatuba ao norte, como os melhores destinos próximos à capital Paulista, mas tenho que concordar, vale a pena. Praias muito boas e uma infraestrutura de qualidade fazem da cidade destino certeiro.


O Guarujá recupera o charme e o glamour dos anos 70 e 80, perdidos na década de 90. A cidade vem passando por um grande processo de reurbanização que traz benefícios como praias limpas, qualidade nos serviços e infraestrutura moderna. Mais que um bom destino para férias e feriados, o balneário volta a se tornar referência para quem viaja com a família, com atrações para turistas de todas as idades.
Guarujá
Morro do Maluf - entre Pitangueiras e Enseada
Praia do Tombo - Guarujá
Praia do Tombo - Guarujá
O verão continua sendo o período mais movimentado, com congestionamentos, filas e praias lotadas. Mas a cidade ainda guarda recantos onde é possível relaxar.

Ao contrário do burburinho diurno e noturno das praias de Pitangueiras, Enseada e Pernambuco, o litoral norte tem pérolas como Iporanga, Branca, Preta e Camburi, com boas ondas e pouco frequentadas em função do difícil acesso, feito somente por trilhas ou barcos.


Guarujá
Forte da Barra Grande: Construção descortina vista panorâmica
Mas nem só de praias vive o Guarujá. O roteiro de atividades inclui ainda visitas aos fortes, passeios de lancha e de escuna, caminhadas ecológicas e muita diversão no Acqua Mundo, o maior aquário da América do Sul; e no Heureka Exploratorium, um parque temático repleto de experiências científicas.

Quando a noite cai, a diversidade também se manifesta, da Enseada às Pitangueiras. As opções vão de restaurantes charmosos para um romântico jantar a dois ao agito das boates, que ficam com as pistas cheias até de manhã. E tem ainda bares com música ao vivo, shows, cinema, shoppings...


PRAIAS

Guarujá
Praia da Enseada
Praia da Enseada
Mais extensa da cidade, com sete quilômetros, é tomada por ciclovia, coqueiros e quiosques. Com mar calmo, é procurada por banhistas e esportistas. Durante o verão torna-se o ponto de encontro diurno e noturno, sendo ainda cenário de shows e atividades. A dois quilômetros do Centro, é cercada por construções que não ultrapassam o limite de quatro andares. praia linda, tranquila, familiar, e muito calma, pessoas hospitaleiras, ótima receptividade.



Guarujá
Praia da Pitangueiras
Praia da Pitangueiras
Urbana e movimentada, é a praia central de Guarujá. Lotada na alta temporada, é prejudicada pelos prédios, que fazem sombra no meio da tarde. O burburinho é grande também à noite em função dos bares e restaurantes.
Pitangueiras é maravilhosa, uma praia limpa organizada tudo na cidade me atraiu. As ferinhas com muitas novidades. Calçadão limpinho. Onde nós ficamos bem pertinho da praia num apartamento alugado com um supermercado em frente.




Guarujá
Praia de Pernambuco
Praia de Pernambuco
Procurada para a prática de esportes náuticos e banhos de mar, é emoldurada por condomínios luxuosos. Fica a 12 quilômetros do Centro.





Guarujá
Praia de Astúrias
Praia de Astúrias
Familiar e bem cheia no verão - fica próxima a duas colônias de férias -, tem areias brancas e é indicada para banhos. Fica a dois quilômetros do Centro. Passei somente um dia na praia de Astúrias achei maravilhosa, estava bem movimentada, mas não lotada como as outras nessa época, um lugar tranquilo, águas calmas.


Guarujá
Perequê
Praia do Perequê
Cenário de uma vila de pescadores é o melhor lugar da cidade para comprar peixes e frutos do mar. Muitos restaurantes estão instalados ali. Não é indicada para banhos em função da poluição causada pelo óleo dos barcos.



Guarujá
Praia do Tombo
Praia do Tombo
Com mar agitado, é famosa por sediar campeonatos de surf. Cercada por costões, é freqüentada pela turma jovem que lá encontra diversos quiosques. Fica a três quilômetros do Centro.
Essa praia ficava mais próxima da pousada onde fiquei, altas ondas, uma parada radical pra quem curte surf. E o nome da praia já diz tudo, o tombo nessa praia é normal.


PROBLEMAS
Um dos grandes problemas que toda a região litorânea do estado de São Paulo enfrenta é o crescimento desordenado que, a princípio, atraiu uma enorme quantidade de mão de obra que teve que improvisar suas moradias. Foram ocupando espaços isolados com a conivência de um poder público inepto, cujo único interesse sempre foram os votos nas épocas eleitorais. Com isso, se não forem tomadas medidas urgentes e planejadas a longo prazo, corre-se o risco de se ver este verdadeiro paraíso natural cair em degradação novamente. Torcemos para que isso não aconteça.

Como Chegar
De carro
Vindo de SP, acesso pelas rodovias Anchieta/Imigrantes e Piaçaguera-Guarujá
Vindo do Rio, acesso pela rodovia Rio-Santos

De ônibus
As empresas Litorânea (http://www.litoranea.com.br), Itapemirim (http://www.itapemirim.com.br) e Normandy (http://www.normandy.com.br) têm ônibus partindo de diversas capitais do país para o Litoral Norte de São Paulo




ENCONTRE AQUI SEU HOTEL NO GUARUJÁ








Your SEO optimized title